sábado, 25 de fevereiro de 2012

Utilizar ou não o blog como ferramenta pedagógica?

            
 

          O uso do blog para mim já não é novidade e posso afirmar o quanto ele se faz necessário para minhas atividades profissionais. Trabalho com tecnologias educacionais ministrando cursos e oficinas no Núcleo de Tecnologia Educacional – Marco Zero. Entre as atividades que executo em meu trabalho, está a Oficina de Aprendizagem Blog Educacional. 
           Diante disto, eu não poderia deixar de administrar um blog, visto que a experiência com aquilo que você está repassando é demasiado importante para o processo de ensino-aprendizagem. Criei então este blog para divulgar assuntos referentes ao uso das tecnologias na educação, bem como datas e períodos de cursos ministrados por mim, além de algumas atividades, período de visitas nas escolas que presto assessoramento e fotos durante as atividades.
          Atualmente, existem várias pesquisas sobre a importância do blog na educação. Dessa forma, o blog deixou de ser apenas um “diário meu” para ser um “diário nosso”, onde todos podem ler e fazer comentários sobre os textos postados. Aqui em nosso Estado, grande parte das escolas já possui seus blogs, lugar onde divulgam datas de reuniões, fotos das programações desenvolvidas pela comunidade escolar, anúncios de concursos de redação, poesias, entre outros.
     Embora existam defensores da não utilização do blog para fins pedagógicos, acredito que se estes forem utilizados de forma consciente e eficaz pelos professores, essa ferramenta pode servir até como meio de avaliação do aluno, pois através de um determinado texto de uma determinada disciplina, o aluno poderá expor sua opinião, podendo assim, o professor avaliar seu grau de conhecimento.
       Portanto, o blog deixaria de ser “apenas” uma ferramenta de comunicação, passando a ser MAIS uma ferramenta de interação pedagógica. 

E você, o que acha? Deixe sua opinião sobre a utilização do blog na Educação.