segunda-feira, 23 de abril de 2012

Servidor publica livro sobre as redes sociais na educação

O servidor público Eder Wagner C. Maia Lorenzo, assistente de TI lotado no Centro de Ciências Médicas, divide sua atuação na área tecnológica com a dedicação a projetos didáticos como escritor. O resultado mais recente desse interesse foi o lançamento recente do livro “A Utilização das Redes Sociais na Educação”.
Eder tem 37 anos, graduação em Ciências da Computação; pós-graduação em Novas Tecnologias Educacionais e dois livros publicados. Em entrevista, ele conta um pouco sobre a realização de mais este sonho e a satisfação de contribuir com a educação usando uma linguagem atual e didática.
Confira:
Como o livro foi idealizado?
As redes sociais são um fenômeno de comunicação, informação e interação, sendo atualmente uma das principais formas de representação dos relacionamentos pessoais ou profissionais, participando efetivamente do cotidiano das pessoas e envolvendo milhões de usuários no Brasil. Muitos desses usuários são estudantes que estão se comunicando principalmente através das redes sociais, por isso, surgiu o interesse por um estudo visando à utilização delas na educação.
Outro motivo que estimulou o interesse pela pesquisa é a escassez de material e de informações sobre o tema proposto. Muitos professores e instituições de ensino já estão nas redes sociais, mas, aparentemente, há poucos que utilizam essa nova tecnologia no ensino.
É uma extensão do primeiro livro ("101 sites de ferramentas mais populares para o Twitter")?
Não. O primeiro livro teve como referência a rede social Twitter, mas apenas apresentando sites de ferramentas que podem ser utilizadas nesta rede social e não como uma tecnologia educacional.

Neste novo livro, pretende-se: detectar a importância das redes sociais para a educação, identificar os recursos das redes sociais que podem ser utilizados com fins educativos, abordar como as instituições de ensino estão usando as redes sociais, descrever as dificuldades de integrar as redes sociais e as instituições de ensino e sobretudo analisar a aplicabilidade das redes sociais na educação.
Como você defende o uso das redes sociais na educação, de acordo com suas concepções no livro?
O livro aponta os aspectos da utilização das redes sociais na educação. Essas redes, com base nos inúmeros recursos que a Internet proporciona, são de primordial importância para serem aproveitados com o fim educacional. Parte de sua aplicabilidade está exposta em exemplos práticos adotados em diversas instituições de ensino e seus respectivos usuários.
O trabalho, além de identificar a importância e os recursos das redes sociais para a educação e abordar como as instituições de ensino estão usando as redes sociais, também tem como objetivo descrever as dificuldades de integrar as redes sociais e as instituições de ensino.
Apesar de estarem cada vez mais presentes na vida de estudantes e educadores, as redes sociais de relacionamentos ainda fazem parte de um universo que pode ser muito mais explorado pela educação. Cabe ao educador ser orientador e facilitador do aprendizado através desses novos ambientes. É significativo ressaltar que, do mesmo modo que esse tipo de ferramenta pode ser utilizado para o lazer e entretenimento, além de viabilizar as relações sociais, pode e deve ser potencializador do processo de ensino através da criação coletiva e da comunicação.  
Na educação moderna as redes sociais on-line podem servir de mecanismos que exercem o papel de “filtros” de informação num universo cada vez mais cheio de informações. Deve-se avaliar quais das redes sociais virtuais podem ser aproveitadas nesse processo. Para tanto, suas funcionalidades devem ser analisadas a fim de que sejam utilizadas de acordo com as finalidades desejadas por cada docente.  
Claro que há obstáculos nesse método: primeiro, os professores, que têm pouca informação e resistência a esses novos mecanismos, devendo-se atualizar e utilizá-las, tarefa que precisa de tempo e trabalho extras, para adaptar-se a essa nova ferramenta e acrescentar melhorias ao processo educativo.
O outro problema seria levar os estudantes a esse espaço, com o qual a maioria, em termos de tecnologia, já está familiarizada, mas não compreende como extrair proveito a favor do ensino, como agir de forma certa como colaborador. Uma preocupação dos educadores seria alterar o método de ensino e aprendizagem para que não seja mais apenas repassar o conhecimento, mas sim ensinar os estudantes como utilizá-lo, como modificá-lo e até mesmo discordar dele.
Como essas ferramentas podem ser úteis sem ultrapassar os limites do bom senso?
Inicialmente essa tecnologia deve ser introduzida gradualmente, com uma combinação de tarefas em sala e em ambiente virtual. Seria válido o educador trabalhar em aula o conceito, os recursos e as finalidades e apresentar aos poucos, posteriormente, em cada aula, o incentivo à utilização da ferramenta. Depois desta etapa, o docente pode explorar a utilização da rede social como uma expansão do trabalho em sala, deixando o ambiente livre para colaboração.
As Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação não substituem quaisquer que sejam os intermediários da informação, elas modificam o papel dos mesmos. No caso do professor não é diferente. O docente moderno não deve curvar-se às novas formas de ensino, mas sim, adaptar-se à nova realidade de forma que não se tornem reféns das mesmas. A utilização de redes sociais na educação devem ser muito bem planejada e mensurada, mas, sempre de forma participativa, ou seja, educadores e estudantes precisam apoiar-se mutuamente no processo de ensino-aprendizagem.
A educação não pode, deste modo, impedir o uso do computador e filtrar redes sociais como Orkut e Facebook. Educar é planejar para utilizar bem, com critério, ética e responsabilidade. Como exemplo, o Twitter. Mecanismos como este alteraram o entendimento de audiência, já que os comentários podem tanto ser voltados aos contatos do autor quanto a todos os interessados em determinado assunto. Esse é um caminho extraordinário para o intercâmbio de informações em grande escala.
As redes sociais podem ser utilizadas pelos docentes como ambientes virtuais de aprendizagem, por terem ferramentas como chats, fóruns, blogs, etc.
A perspectiva é que, além de colaborar com a educação, as redes sociais possam incentivar também modificações positivas nos processos e nas formas de ensino, aprendizado e estudo. Há desta maneira, um enorme caminho a percorrer - e isso deve ser feito já.
Como você alia o trabalho, enquanto servidor, com o amor pela escrita, pela didática, o que faz para um completar o outro?
Como servidor tenho como princípio compartilhar conhecimento e como regra no trabalho defendo sempre a existência de um intercâmbio de informação e comunicação. Com este trabalho estou apenas exteriorizando esse compartilhamento e essa plataforma de intercâmbio de informação e comunicação.  
Estou muito feliz em compartilhar esse trabalho sobre redes sociais na educação, onde a escassez de material e de informações sobre o tema é evidente e que ao mesmo tempo, hoje, as redes sociais são um dos principais meios de comunicação, interação e informação. Acredito que o livro valoriza essa contribuição para a comunidade, especialmente a de educadores.
Para os que se interessa sobre o tema, como adquirir seu livro? 
O livro já está disponível na Livraria do Clube de Autores impresso ou e-book: 
Texto retirado do  http://digitandoti.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário