quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Banda larga e inclusão digital


Recentemente encontrei no site baixaaki  essa reportagem sobre as promessas do Governo Dilma para as tecnologias Educacionais.

Quem já é fã dos telecentros e do projeto Computador para todos, poderá se beneficiar com o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), que pretende ampliar o acesso à rede por meio de uma conexão banda larga.

O projeto visa reconhecer esse tipo de conexão como um serviço essencial, assim como a água, energia elétrica e saneamento básico, assim como aconteceu na Finlândia há pouco tempo. Dessa forma, caberá ao Estado acompanhar a prestação do serviço, impor metas de universalização, de continuidade e de preços e tarifas praticados pelo mercado.

Em um primeiro momento, o PNBL prevê a disponibilização de uma conexão de 256k. Parece uma largura de banda “estreita”. E, na verdade, é mesmo. O próprio governo assumiu a dificuldade em dizer que 256k é banda larga, mas de acordo com os idealizadores do projeto, este é apenas um ponto de partida.
O PNBL começou a ser desenvolvido durante a gestão do presidente Lula e foi divulgada até mesmo uma lista com as 100 primeiras cidades a serem atendidas pelo plano. Agora, resta esperar e ver como o plano será levado adiante pela nova presidenta.

Durante o discurso de posse, Dilma ressaltou a importância do uso da tecnologia em diversas áreas. Mas também dispensou atenção à educação, sem a qual a tecnologia seria pouco útil. De acordo com Roussef, “Somente com avanço na qualidade de ensino poderemos formar jovens preparados, de fato, para nos conduzir à sociedade da tecnologia e do conhecimento”.

Portanto meus colegas vamos torcer que realmente tudo isso não passe de “promessas”.
Eu votei em Dilma – 1ª MULHER  Presidente do Brasil, e espero não me arrepender!!!!