sexta-feira, 11 de março de 2011

Informativo NTE Marco Zero





GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL – MARCO ZERO



 O Núcleo de Tecnologia Educacional é responsável por assessorar, acompanhar, avaliar e garantir atendimento técnico-pedagógico às unidades escolares, quanto ao uso pedagógico das tecnologias da informação e da comunicação(TIC), em consonância com as diretrizes do PROINFO/MEC,através da oferta de cursos e oficinas nas modalidades presencial e semi-presencial aos professores da rede pública de ensino.
O NTE oferece cursos na modalidade presencial e semi-presencial através da Formação continuada dos professores da rede pública, para uso pedagógico das tecnologias no contexto educacional.
                                     Funções do NTE – Marco Zero - AP
v Planejar, assessorar e coordenar os cursos presenciais e semi-presenciais, promovendo a formação continuada dos professores e gestores escolares .Oferecer formação para professores atuarem como coordenadores dos ambientes  TIC da escola.
v Implementação de cursos e oficinas temáticas de acordo com o planejamento anual.
v  Realizar atendimento técnico aos LIEDs quando solicitado.
                                  O Que é um ambiente TIC
v  É um espaço pedagógico a ser utilizado como extensão da sala de aula,que diferem dos demais ambientes pedagógicos por possuir  recursos tecnológicos, como computadores, DVD, impressora, TV e outros.
v  Tais ambientes devem compor o Projeto Político Pedagógico das escolas, ou seja, todos que fazem a Escola devem ter clareza de sua finalidade;

Formas de funcionamento

v  As atividades realizadas deverão ser planejadas com antecedência, sempre relacionadas com os conteúdos curriculares.
v  O atendimento realizado depende de prévio agendamento,de acordo com atividade planejada junto com coordenadores de ambientes e professor(a) da turma.
v  Proporcionar aos professores e alunos suporte quanto aos recursos mediáticos;
v  Servir como suporte pedagógico facilitador da aprendizagem;
v  Favorecer a inclusão digital de alunos e professores;
               Agendamento das aulas:
v  Contínuo,estabelecido no planejamento,entre coordenadores de ambientes TIC e professores.
v  Não há um cronograma fixo por turma ou professor para ministrar aula de informática.
              Atribuições do professor – coordenador dos ambientes TIC:
v  Elaborar o Plano integrado de Tecnologias da escola.
v  Definir junto à comunidade escolar o funcionamento do LIED e Telessala, considerando as diretrizes e orientações (NTE);
v  Planejar, juntamente com o professor regente da disciplina as atividades pedagógicas a serem desenvolvidas no LIED/Telessala;
v  Registrar e arquivar todas as atividades planejadas e executadas nos ambientes TIC.  
v  Assessorar o professor-regente em suas aulas realizadas no LIED e Telessala;
v  Incentivar e sensibilizar os professores para a utilização pedagógica do ambiente;
v  Viabilizar o funcionamento adequado do ambiente relativo à organização do espaço físico e  agendamento de atendimento no mesmo;
v  Realizar pesquisas e estudos para auxiliar no planejamento dos professores, em horários reservados para essa atividade;
v  Auxiliar no acompanhamento dos alunos em seus trabalhos e pesquisas individuais;
v  Zelar pela manutenção, conservação e limpeza dos equipamentos e recursos do LIED/Telessala;
v  Abrir e fechar o LIED/Telessala no início e fim do expediente;
v  Checar constantemente os equipamentos do ambiente TIC;
v  Registrar no livro de ocorrências, entradas e saídas de qualquer material sobre sua responsabilidade;
v  Participar de reuniões e eventos dirigidos aos professores da escola.
           O coordenador de ambiente TIC não deverá:
v  Substituir o professor, em sala de aula convencional ou funcionários por eventuais ausências;
v  Atender a turma no LIED/Telessala sem planejamento e sem a presença do professor da disciplina ou turma;
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